Pular para o conteúdo principal

Das perguntas: Papel higiênico, no vaso ou no lixo?

Eu vivo me fazendo perguntas e nem sempre tenho as respostas, essa pode parecer inusitada, mas sim, já pensei nisso e me surpreendi com o que descobri.
Aqui no Brasil todo banheiro que se preze tem lixeira e muitos banheiros públicos tem a seguinte placa:
 

Em portugal encontrei a versão lusitana da coisa e acho que herdamos esse hábito deles, acho, porque não tenho a menor certeza.

Quando morei fora percebi a inexistência da nossa companheira lixeira, e vi que o papel era descartado no vaso sem o menor problema. Tenho por hábito seguir os hábitos e assim fazia, até porque fora da minha casa não havia essa opção, mas quando voltei continuei usando a lixeira nossa de casa dia.
Tudo muito bom e muito bem até eu me casar com um "gringo" e ele me perguntou porque não colocávamos os papéis no vaso, de pronto mais que automatico e mecanicamente respondi: "Oras, porque entope!" Pouco depois pensei, mas na França não entopia... Será mesmo que entope? Ou fomos ensinados a usar isso como desculpa até que passamos a acreditar nisso, e como é uma coisa muito cotidiana passa batido. Aprendemos com nossos pais e repetimos isso, sobretudo mulheres que usam mais papel, por motivos obvios, aprendemos a dobrar e por na lixeirinha. Por que isso? Não sei, sinceramente, há quem diga que nos espaços públicos é "porque não fazem manutenção de seus vasos sanitários ou não querem fazer um investimento adequado para capacitá-los a funcionar corretamente. Eles não estão preocupados com o meio ambiente." Talita do Dona Perfeitinha
Porém, eu resolvi pesquisar pensando no que realmente me interessa, o meio ambiente. O que é melhor pro nosso planetinha? Lixo ou vaso!
Resposta: DEPENDE.
Questão 1- Depende se a descarga dada ao xixi e cocô de cada vai parar num local com tratamento de esgoto ou não.
Se a opção for vai pra um local com tratamento o melhor é jogar o papel no vaso, isso mesmo! Parece estranho mas é isso mesmo. Não, não entope a não ser que sua descarga não tenha força pra levar o papel ou encanamento seja velho, ou ainda que vc use quilos de papel por vez. Por via de regras saibam que "Esse material é feito para se dissolver. Se não for jogado em excesso, não entope os canos e não há consequência para a rede ou o tratamento", diz Hélio Padula, 54, gerente de seviços da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
"O mundo inteiro joga o papel no vaso sanitário. Só aqui temos esse hábito do jogar na lixeira", diz Pedro Alem, 64, professor do departamento de engenharia hidráulica e sanitária da Poli-USP. 
Ao chegar na estação de tratamento o papel já começou  a ser decomposto, pois quando você joga o papel no vaso, ele inicia o processo de decomposição ainda na água. Os resíduos que sobram são descartados e podem se decompor em 3 meses o impacto ambiental do papel higiênico é menor quando é jogado no vaso, pois será decomposto pelos micro-organismos nas estações de tratamento de esgoto.
Se você coloca na lixeira ele será fatalmente embalado por uma sacolinha plástica e o tempo de decomposição pula de 3 a 6 meses para 40 anos! E ainda, segundo Marcelo Morgado, assessor de meio ambiente da presidência da Sabesp, "se jogado no lixo, o papel higiênico será destinado aos aterros sanitários, contribuindo para a produção de gás metano e a contaminação do solo". Muito pior né? Porém, mantenham a lixeirinha lá ela será muito útil pra colocar cabelo, cotonetes, preservativos, absorvente, fraldas e plásticos em geral, porque né? Não é pra sair jogando tudo na privada, só papel.

Agora, se o esgoto não tem tratamento ainda vale a pena usar a lixeira pro papel, pois do contrário ele vai parar nos mares e rios e isso não é uma boa pro planetinha. Para saber pra onde vai é só entrar em contato com a concessionária de esgoto local. Se não tiver é bom pressionar já que o impacto ambiental do papel no vaso é menor.
A atitude é simples e fácil de incorporar ao cotidiano vale a pena tentar.

Blogs visitados:
http://gentenovarevista.blogspot.com.br/2011/09/reciclar-papel-higienico-no-lixo-ou-no.html
http://www.donaperfeitinha.com/2011/01/papel-higienico-no-vaso-sanitario-ou-no.html
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_391999.shtml
http://www.deverdecasa.com/2009/11/papel-higienico-no-vaso-sanitario.html


Comentários

  1. Fui pra Buenos Aires, e procurei a lixeira e falei: bosta! a mulher esqueceu! tive que jogar na privada. Ai... tân tân.. na próxima vez levei uma sacolinha e joguei meu papel higienico nele, ^^ me achei o cara que ajudava. Ai percebi que eu era o unico estudante estrangeiro que fazia isso. Me senti um ET e com cara de bundão :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferenças culturais, mas tb não dá pra jogar tudo no vaso a lixeira serve pra outras coisas q não podem ir pra privada. Mas acho q não só eu e vc mas muitos brasileiros passam por essa situação quando estão fora.

      Excluir
  2. Pois foi em Portugal que tive essa primeira experiencia. Na casa da minha cunhada.Não sabia o que fazer com o papel, coloquei o papel usado na bolsa, até poder descartar numa lixeira, kkkk!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Marseille - MuCEM

MuCEM é  Musée des civilisations de l'Europe et de la Méditerranée , deu pra entender que é o museu das civilizações da europa e do mediterrâneo, né? Esse museu novinho em folha tornou-se um capítulo a parte da  jornada em Marseille. Após um sol fortinho e um tempo de fila inútil, pois estava com o filhote a tira colo e poderia passar sem ficar na fila, passamos pela ponte que nos levaria até este museu que já surpreende arquitetonicamente. Totalmente novo, recém inaugurado, ele abriu as portas no dia 7 de junho e fui visitá-lo no dia 9, quase estreei o museu. O projeto arquitetônico mistura o tradicional e antigo forte de Saint Jean com o que tem de mais ousado e moderno, uma "renda" feita de cimento reveste o museu que é todo rodeado de rampas que permitem uma visão incrível do velho porto de Marseille, esta parte paira sobre a água e uma ponte liga o antigo e o novo, ou seja, o forte ao museu. Ainda na parte do forte havia uma cantora e dois performers, fiz fotos

Limites: o não e a negação sem o não. Nossa história enquanto o terible two não vem

Estava escrevendo o post no telefone e o bendito tocou. E eu atendi. E o post sumiu. Mas vou tentar lembrar. Afinal é um assunto da série: quero escrever sobre isso, mas enrolo.Porém, hoje estava lendo um tópico e mensagens na rede do zuck de um grupo de mães que gosto muito e que me fizeram pensar em desengavetar essa ideia, ou melhor, desencerebrar mais uma ideia entre as tantas e ecléticas que passam nessa cachola e assim pulo do flúor pra qualquer outra coisa. Garanto que são muitas ideias, mas o tempo de escrever é inversamente proporcional. O assunto é meio polêmico, posso até ser crucificada, mas como o mundo é velho e sem porteiras, cada um faz o que pensa ser melhor para si e para seus rebentos também. Sem mais delongas e rodeios o tema das próximas linhas é dizer um pouco da nossa experiência com o famigerado não. Acredito estar maternando numa geração meio termo. Pois as gerações anteriores a grosso modo se dividem em duas:  as que nada permitem e oprimem e aquela que f